A comunicadora e samba influencer, Flávia Abreu, recebeu na noite do dia 21 de novembro no Teatro da CDL em Rio Bonito, a premiação como Comunicadora Destaque do Prêmio Resiliência 2025, conhecido como o “Oscar do Empreendedorismo” do Leste Fluminense, idealizado por Fabiana Babo.

Com um currículo impressionante, Flávia é conhecida por seu pioneirismo nas transmissões ao vivo de eventos carnavalescos no Brasil e no exterior, incluindo Europa e Estados Unidos. Flávia Abreu se consolidou como uma voz representativa e de empoderamento feminino ao se tornar, e ainda ser, a primeira e única mulher a realizar locução oficial em desfiles carnavalescos, configurado por sua atuação junto a FBCERJ – Federação dos Blocos Carnavalescos do Estado do Rio de Janeiro. Formada pela maior referência em voz do carnaval mundial, o inconfundível locutor da Sapucaí, Vanderlei Borges, Flávia, estabeleceu mais um marco histórico, tornando-se também a primeira mulher a realizar a locução oficial dos desfiles das escolas de samba da Cidade de Niterói, pela Neltur. Ao lado de Vanderlei, que a requisita com frequência para realização de trabalhos, desde 2024, apresenta o Concurso da Corte Momesca de Niterói.

No rádio, Flávia apresenta há cinco anos, o Programa Samba Tropical, na Rádio Tropical FM, @radiotropicalfm, onde já entrevistou e registrou mais de 300 histórias de sambistas e profissionais das escolas de samba de todo o mundo. Uma espécie de “Oprah Winfrey” da imprensa carnavalesca, uma vez que quando nem se falava dos famosos podcasts, ela já publicava pelas mídias sociais (YouTube, Facebook e Instagram) bate-papos e entrevistas voltadas para o público que se interessa por cultura, em especial o carnaval.

Com uma brilhante trajetória, Flávia se destaca por ser parte da equipe de transmissão ao vivo do Prêmio Plumas e Paetês, que dispensa comentários vide sua importância no cenário da indústria da cultura e economia criativa e há cinco anos, apresenta o Troféu Explosão in Samba, premiação que tem como propósito principal reconhecer os artistas dos segmentos da Intendente Magalhães, onde desfilam as agremiações das Séries Prata e Bronze da Superliga Carnavalesca do Brasil.

Na Pequena África, em plena Praça Mauá, ela registrou mais um marco pioneiro, comandando  a apresentação do 1º Festival Porto Folia, evento produzido pela Liga de Blocos e Bandas da Zona Portuária, que reuniu foliões e admiradores dos 15 blocos filiados e mais um super show do Grupo Pique Novo. Na Região Portuária, desde 2020, Flávia está como 1ª Princesa da quinquagenária Banda da Conceição, onde faz valer seu papel de “samba influencer” desfilando e apresentando os eventos que já chegaram a reunir quase 3.000 pessoas no famoso Largo da Santinha, no Morro da Conceição.

Fazendo jus ao seu bordão de ser “abusada”, após 4 anos desfilando como composição do abre-alas na ARES Vizinha Faladeira, única escola fundada na primeira favela do Brasil, a Providência; ela assumiu o microfone da agremiação, sendo a responsável pelas apresentações dos eventos.

Seu carisma, amor pelo que faz e profissionalismo, também creditam à ela, o posto de Diva da Banda da Praia da Bica, na Ilha do Governador, onde é dela o comando do trio, animando e entretendo os foliões no dia do desfile; ostenta a faixa de musa do Acadêmicos do Recreio, lugar onde também realiza o papel de “samba influencer” e contribui para a divulgação da escola.

Para fechar com chave de ouro e  confirmar  o talento dessa comunicadora multifacetada, desde 2022, Flávia, está como Rainha de Bateria do Unidos do Cruzeiro, escola da Cidade de Rio Bonito, e que confiou à ela o papel de ser mais do que uma Rainha de Bateria. Em Rio Bonito, sua atuação na retomada dos desfiles carnavalescos da Cidade foi fundamental e, ela se tornou um exemplo de influência positiva no cenário cultural da Cidade. Há 4 anos no posto, antes de desfilar, a rainha da bateria Furacão Verde e Branco fala à comunidade, fazendo valer seu legado ancestral e propósito repleto de afeto.

Premiação mais do que merecida que reconhece a dedicação e o profissionalismo de uma das maiores comunicadoras especializada do setor de cultura e economia criativa.