EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA SÃO OS TEMAS DE ENCERRAMENTO DO 1º CONGRESSO BRASILEIRO DA CULTURA

A educação foi uma das áreas mais afetadas pela pandemia do Covid-19, levando ao fechamento das escolas e alteração dos calendários escolar e acadêmico. A tecnologia surgiu como uma aliada para amenizar estes efeitos, permitindo aulas em vídeo-chamada, por exemplo. Por outro lado, muitos são aqueles que não dispõem de internet com alta velocidade ou computador e celular adequados para este novo modelo de aprendizagem. Pensar as estratégias educacionais de transmissão cultural no ensino público e privado, questionar o apagamento histórico das culturas indígenas e afro-brasileiras e entender as novas ferramentas e plataformas para a reinvenção do mercado cultural, são alguns dos temas da live desta quinta-feira do 1º Congresso Brasileiro da Cultura, evento inicialmente previsto para ocorrer presencialmente, no Rio de Janeiro, mas que, devido ao atual cenário, se adaptou ao modelo de “lives”.

Para debater a relação entre a Educação e a Cultura em nossa formação, estão entre os convidados confirmados: Pituka Nirobe (Escritora de Literatura Afro Brasileira), Algemiro da Silva Karai Mirim (Professor da etnia Guarani), Claudio Rogério (Produtor Cultural do Amapá) e José Brito (Canal Futura – Fundação Roberto Marinho), mediados por Mateus Freire (Gerente Acadêmico do Centro Universitário IBMR). Já na discussão sobre a Tecnologia integrada à Cultura, os debatedores são: Sérgio Sá Leitão (Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo) e Eduardo Saron (Diretor do Itaú Cultural), com participação especial de Renata Lipia Lima (Especialista em Informação e Cultura pelo Centro de Estudos Latino Americanos da USP) e Ruan Lira (Ex-Secretário Estadual de Grandes Eventos e Ex-Secretário Estadual de Cultura do Rio de Janeiro), com mediação de Simone Wolfgang (Professora da Escola de Comunicação, Design e Educação do IBMR).

O Congresso Brasileiro da Cultura, iniciado no dia 6 de agosto, está reunindo artistas, produtores, associações, patrocinadores, representantes das esferas públicas e privadas, todas às quintas-feiras do mês de agosto, a partir das 19h, visando uma integração entre todo o setor cultural, para que juntos dialoguem sobre os desafios e proponham soluções. Para participar, gratuitamente, basta se inscrever no site congressobralileirocultura.org. As lives são transmitidas também pelo canal do Youtube e no Facebook do Congresso.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO ÚLTIMO DIA DE EVENTO:

4º DIA (27/08/2020): A TECNOLOGIA E A EDUCAÇÃO NA CULTURA DO AMANHÃ – 2 LIVES sequenciais

1ª Live do dia – A relação entre a Educação e a Cultura em nossa formação

Discussão: As estratégias educacionais de transmissão cultural no ensino público e privado.
Debatedores confirmados: Pituka Nirobe (Escritora de Literatura Afro Brasileira), Algemiro da Silva Karai Mirim (Professor da etnia Guarani), Claudio Rogério (Produtor Cultural do Amapá) e José Brito (Canal Futura)
Mediador: Mateus Freire (Gerente Acadêmico do Centro Universitário IBMR)

2ª Live do dia – A Tecnologia integrada à Cultura

Discussão: Novas ferramentas e plataformas para a reinvenção do mercado cultural.
Debatedores confirmados: Sérgio Sá Leitão (Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo) e Eduardo Saron (Diretor do Itaú Cultural)
Participação Especial: Ruan Lira ( ex-Secretário Estadual de Grandes Eventos do Rio de Janeiro)
Mediadora: Simone Wolfgang (Professora da Escola de Comunicação, Design e Educação do IBMR)