A Cidade Maravilhosa é a cidade mais visitada por turistas no Brasil. Afinal, ela conta com os pontos turísticos mais famosos do país, incluindo uma das sete maravilhas do mundo. Por isso, é normal pensar em visitá-la e organizar uma viagem para tal. No entanto, é essencial saber em qual bairro ficar no Rio de Janeiro, tanto para facilitar a sua viagem, quanto por segurança.

É verdade que em alguns bairros há um pouco mais de risco do que em outros, além de que é mais fácil pegar certas ruas e transportes em certas regiões. Por isso, considerando o que você pretende fazer na cidade, é melhor ficar em um bairro ou em outro. É difícil saber disso antes de viajar para a cidade, mas é bom ter essa informação para escolher o hotel correto.

Quer saber em qual bairro ficar no Rio de Janeiro? Então siga a leitura do artigo abaixo?

Em qual bairro ficar no Rio de Janeiro?

Ipanema

A maior parte dos turistas que visita o Rio de Janeiro opta por ficar em Ipanema. Não é difícil entender o porquê disso. Em primeiro lugar, o bairro conta com uma infraestrutura ótima de hotéis, restaurantes e bares. Além disso, ele tem transporte muito facilitado, além de ser fácil de chegar até para os entregadores do Rappi Rio de Janeiro, caso você queira pedir alguma coisa para comer. Para completar, claro, é lá que fica a praia de Ipanema, com o Arpoador, que já é um dos cartões postais da cidade.

No entanto, Ipanema tem o segundo metro quadrado mais caro do Brasil e do Rio de Janeiro, o que faz com que a hospedagem e serviços do bairro sejam mais caros do que o normal. Por isso, pode não ser uma opção acessível para todos.

Copacabana

Outro bairro muito ligado ao turismo do Rio é Copacabana. O seu nome já é reconhecido no exterior e ele conta com o hotel mais famoso do país, claro. No entanto, o bairro é um pouco mais caótico do que Ipanema e com uma movimentação um pouco maior, ainda que bem localizado na cidade. Ele fica do lado de Ipanema, por exemplo. Por causa disso, ele é uma boa opção para quem quer gastar menos com hospedagem e curtir um pouco do charme da cidade, mas sem precisar ficar em Leblon ou Ipanema. No entanto, espere uma hospedagem um pouco mais caótica.

Leblon

O Leblon é, talvez, o bairro mais famoso do Rio de Janeiro entre os brasileiros, muito por causa das novelas de TV. O bairro é conhecido como um dos mais ricos do Rio e, portanto, tem uma infraestrutura de primeira linha.

Ele é de fácil acesso e conta com uma beleza estonteante. No entanto, é o metro quadrado mais caro do país e do Rio e, portanto, tem um preço alto de hospedagem e serviços.

Botafogo

Botafogo é, provavelmente, o bairro com melhor custo/benefício do Rio de Janeiro. Ele tem praticamente tudo de bom que Leblon e Ipanema têm, mas sem o preço alto de seus hotéis e apartamentos de temporada. Ele está muito bem localizado na via de acesso ao Pão de Açúcar e garante a melhor vista do ponto turístico. Além disso, tem um dos melhores shoppings da cidade e uma série de boas opções de hospedagem. Para melhorar, tem uma estação de metrô e uma facilidade de locomoção para outros pontos muito significativa.

Laranjeiras

Laranjeiras é um bairro majoritariamente residencial e que não conta com uma estação de metrô. Esse é um ponto negativo da região, o que dificulta a locomoção do turista pela cidade. Você teria de alugar um carro no aeroporto, por exemplo, para ter certa liberdade. No entanto, um ponto é fato: o bairro é muito tranquilo. Para quem quer uma experiência carioca um pouco mais controlada, devagar e sem tanto agito, é um dos melhores lugares para ficar.

Barra da Tijuca

A Barra da Tijuca ficou no fim da lista pois, apesar de ter praias lindas e uma infraestrutura de primeira, ela fica um pouco “deslocada” na geografia da cidade. Não à toa, os cariocas costumam dizer que a Barra é “outra cidade”. Na verdade não é, mas é como se fosse. Especialmente se você pretende pegar um carro em horário de pico. Portanto, essa traz muito valor para o turista em relação a hospedagem, restaurantes e tudo mais, mas dificulta muito o deslocamento para a Zona Sul, que é onde estão os principais pontos turísticos.

Pronto! Agora você já sabe em qual bairro ficar no Rio de Janeiro de acordo com o seu objetivo. É claro que ficar na zona sul do Rio tende a ser melhor para o turista, especialmente considerando a questão dos pontos turísticos, já que a maior parte deles fica por lá. No entanto, se você conhecer alguém da cidade disposto a um tour por outras partes, existe muito a ver em outras regiões.
Gostou do assunto? Então conte para a gente quanto você pretende viajar para o Rio?


Esse é o seu portal Rio Cultural