A cidade do Rio de Janeiro recebe dos dias 19 a 23 de junho a primeira Edição Panamericana do Congresso de Dança Moderna, que pontua um redimensionamento do já consagrado evento “Congresso Brasileiro de Dança Moderna”, que teve seis edições entre 2011 e 2016, com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Sediado no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, o evento que tem como diretora artística e curadora a bailarina Andrea Raw, referência brasileira quando o assunto é dança moderna, e que divide o palco dos Teatros Cacilda Becker, no Catete e Angel Viana, na Tijuca, com renomados bailarinos que se tornaram consagrados na Dança Moderna mundo afora.

O “Plataforma Dança Intercâmbio” é um espetáculo criado por Raw onde assim como ela, bailarinos ligados a Dança Moderna, nas mais diversas técnicas do segmento – Graham, Horton, Limón, Nikolais, Verchinina, Duncan -, entregam suas colaborações dançando. O espetáculo será apresentado no Teatro Cacilda Becker, no dia 18 de Junho, às 19h, e nos dias 21 e 22 de junho, às 20h, no Teatro Angel Vianna. A apresentação tem por objetivo promover trocas entres artistas nacionais e internacionais.

Nesta primeiríssima edição estarão no palco os trabalhos de Bradley Shelver, um verdadeiro ícone da dança moderna, atualmente em sua 10ª temporada como Primeiro Bailarino do Metropolitan Opera Ballet, em Nova York, e faz parte do corpo docente de muitas escolas e companhias notáveis em todo o mundo, além de Bradley, o espetáculo conta com a Companhia Dança 3 de Andrea Raw, formada pela Martha Graham School em NY. Participam também os bailarinos Fatima Suarez, que especializou-se em Dança Moderna e coreografia na London Contemporary Dance School e noLaban Centre of Movement, ambos na Inglaterra, e desde 2012 desenvolve um trabalho único no Brasil com o repertório de Isadora Duncan, que apresentou em Nova York, São Francisco, Frankfurt e Chicago, Rocio Infante, com formação na Nikolais-Louis Foundation For Dance NY e Ballet Morozowicz. Performer no Mannes College NY e Festival Flamini Roma. Participam ainda os bailarinos Jorge Tavares e Rita Serpa.
O espetáculo Plataforma Dança Intercâmbio também conta com a colaboração artística da cantora e pianista Clarice Gonzalez durante a apresentação da Companhia Dança 3.