Pilota de parapente, carioca participa da primeira etapa da Copa Rio de Parapente 2021 rumo ao Campeonato Brasileiro.
A Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude irá apoiar Ágata Estrela, atleta de voo livre (parapente) a conquistar uma posição no ranking nacional do esporte
Voo livre é um esporte mais conhecido e praticado em regiões específicas do Estado do Rio. Municípios com formações montanhosas proporcionam grandes momentos aos praticantes e amantes de aventura. É o caso da atleta Ágata Estrela, que saiu da cidade do Rio e se mudou por conta própria para Porciúncula, no Noroeste Fluminense, com um único objetivo: treinar, participar da primeira etapa da Copa Rio de Parapente 2021, que acontece na próxima semana em Governador Valadares, abrindo portas para a conquista de uma posição no ranking nacional do esporte. Para ajudar na realização do sonho de Ágata, o Secretário Leandro Alves, através da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude irá apoiar a participação da pilota na competição por meio de recursos financeiros que irão ajudá-la na viagem, com hospedagem, resgate, alimentação e taxas envolvidas na inscrição.
– Assim como a Ágata, com certeza temos uma infinidade de talentos do esporte espalhados pelo nosso Estado. Enquanto Secretário da pasta, minha contribuição é fazer valer o esforço desses atletas, oferecer o mínimo de apoio para que eles não desistam de seguir o sonho deles – afirma Leandro Alves, Secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude.
Ágata pratica voo livre há 12 anos, desde 2009. Já participou de diversas competições, inclusive internacionais. Com poucas mulheres ainda presentes no esporte, ela acredita que praticar voo livre é realmente para quem ama voar.
– A Copa Rio é uma competição estadual e minha participação nela, representa minha entrada no ranking nacional do esporte, minha classificação na categoria feminina para que eu possa participar do Campeonato Brasileiro que acontece esse ano ainda. Estou em Porciúncula há dois anos, investindo em mim mesma mensalmente, mas sem esse suporte eu não teria como participar dessa competição – comenta Estrela.
Nesta primeira etapa, a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude irá apoiar a participação de Ágata Estrela, com recursos financeiros que possam suprir gastos com a viagem para a cidade de Governador Valadares, como hospedagem, alimentação e resgate durante as provas. Já para o Campeonato Brasileiro, o apoio poderá se tornar um projeto aberto a receber incentivo de empresas privadas.
Sugiro fazer o mesmo para o esporte profissional de ciclismo para equipe de fazer as corridas da Europa !
Volta da França e outras provas
Parabéns à piloto Ágata e à Secretaria de Esporte, na pessoa do secretário Leandro Alves…