Com uma programação contínua, o Galpão Bela Maré promete agitar mais uma vez a Zona Norte e consolidar sua participação na agenda cultural da cidade. Durante os meses de janeiro e fevereiro, o espaço realizará a segunda edição do Bela Verão, que traz para o espaço literatura, música, dança, audiovisual, artes plásticas, fotografia e muito mais. A programação é gratuita.
A edição 2019 terá como mote o projeto expositivo Bela Verão Transcendências, premiado pelo edital Periferias e Interiores, da FUNARTE, e será orientada a partir da articulação dos conceitos Arte, Diversidade e Periferia. O projeto prevê a realização de uma exposição coletiva e ativações com oficinas (Ações Poéticas), Cineclubes e Encontros no território que dialoguem com os trabalhos dos artistas. O edital terá um recorte para artistas LGBTQI+, oriundos de espaços populares do estado do Rio de Janeiro.
“O que nos interessa na construção de uma exposição composta por artistas LGBTQI+ oriundos de periferias é o seu poder transversal estético, a potência das linguagens, suas ressonâncias em tempos contemporâneos-contraditórios, e sobretudo evidenciar estes corpos e sujeitos no cenário artístico. Será incrível trazer toda essa riqueza justamente no período do Bela Verão que, em sua segunda edição, vem fortalecendo o nosso vínculo e compromisso com artistas de origem popular ao mesmo tempo que consagra à cidade uma programação de férias planejada e produzida a partir destes debates“, descreve o curador Jean Carlos Azuos, coordenador educativo do Galpão Bela Maré.
Este projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte Artes Visuais – Periferias e Interiores. O edital para inscrições e divulgação de artistas aconteceu em dezembro. E a abertura acontece no sábado, dia 12/01. As Informações e orientações estão disponíveis na página oficial do espaço: www.facebook.com/galpaobelamare.