Uma das formas de expressão cultural mais importante para o ser humano, são os livros. Por isso, hoje, venho indicar para vocês um livro incrível, intitulado: “Pai Rico Pai Pobre”. Principalmente para quem deseja empreender ou já é empreendedor, este livro é uma leitura obrigatória.
O livro Pai Rico Pai Pobre conta a história de uma pessoa (o narrador e o autor) que tem dois pais: o primeiro era seu pai biológico – o pobre pai – e o outro era o pai de seu melhor amigo de infância, Mike – o pai rico.
Ambos os pais ensinaram ao autor como alcançar o sucesso, mas com abordagens muito díspares. Tornou-se evidente para o autor que a abordagem do pai rico fazia mais sentido financeiro. Ao longo do livro Pai Rico Pai Pobre, o autor compara ambos os pais, seus princípios, ideias, práticas financeiras e grau de dinamismo e como seu pai verdadeiro, pobre e esforçado, mas altamente educado, empalideceu contra seu pai rico em termos de construção de ativos e visão de negócios.
Entenda mais o livro Pai Rico Pai Pobre
O autor compara seu pobre pai àquelas pessoas que estão perpetuamente na Corrida dos Ratos, impotentes em um ciclo vicioso de precisar de mais, mas nunca capazes de satisfazer seus sonhos de riqueza por causa de uma falta gritante: educação financeira.
Eles passam tanto tempo aprendendo sobre os problemas do mundo, que não adquiriram lições valiosas sobre dinheiro, simplesmente porque nunca foram ensinados na escola sobre isso. Seu pai rico, ao contrário, representa que possui conhecimento pessoal de impostos, contabilidade e finanças para manipulá-los a seu favor.
Veja também: como aumentar as vendas usando um advertorial
O tema do livro Pai Rico Pai Pobre, reduz-se a dois conceitos fundamentais: uma atitude positiva e empreendedorismo destemido. O autor destaca esses dois conceitos, fornecendo vários exemplos para cada um e focando na necessidade de educação financeira.
O autor apresenta seis lições principais ao longo do livro:
- Os ricos não trabalham por dinheiro;
- A necessidade de trabalhar para aprender e não trabalhar por dinheiro;
- A importância da literacia financeira;
- Pense em criar seu próprio negócio;
- Conheça sobre impostos;
- Os ricos inventam dinheiro;
Resumos dos personagens do livro Pai Rico Pai Pobre
O livro Pai Rico Pai Pobre gira em torno de três personagens principais: pai pobre, pai rico (o segundo pai de Kiyosaki) e o filho (o próprio autor como narrador do livro). A essência de cada personagem é:
Pobre pai – educado, mas sem muita inteligência;
Pai rico – muito pouco educação, porém bastante inteligente;
Kiyosaki – o espectador que aprende lições de ambos, mas internaliza apenas os traços do pai rico
Temas do livro Pai Rico Pai Pobre
Um tema aparente neste livro é que, para um indivíduo ser rico, ele deve procurar possuir o sistema ou meios de produção, em vez de trabalhar para outro indivíduo. O autor enfatiza que obviamente há algo limitante em ser um funcionário. Ele defende que a condição de funcionário desliga a mente para outras possibilidades e iniciativas.
Leia também: como ter um negócio no topo do Google com a ajuda de uma Agência de SEO
Além disso, o autor propõe que a Inteligência financeira é o ativo mais poderoso. Ao estudar os preceitos da contabilidade e do investimento, o autor acredita que os indivíduos serão capazes de ver a diferença entre um ativo e um passivo. Gerar uma série de despesas está errado, construir ativos está certo.
Medo, preguiça, cinismo e arrogância são os culpados pela maior parte da inação humana e são temas abordados pelo livro Pai Rico Pai Pobre.
Rio Cultural – Compartilhando notícias de todo o mundo