No próximo sábado, 18/05/2019, acontecerá, no Goethe-Institut Rio de Janeiro, uma jornada de qualificação para todos os professores e futuros professores de alemão da região.

O tema da primeira Jornada de Professores de Alemão do Rio de Janeiro é „Alemão digital!“. O objetivo é transmitir competências metodológicas a fim de modernizar a aula de Alemão como Língua Estrangeira para crianças e jovens, no Ensino Fundamental e Médio, bem como na educação para adultos, tornando-a mais dinâmica e atraente com o apoio de mídias digitais. 135 professores de alemão do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais estão inscritos em 21 workshops.

A jornada de qualificação, que oferece 21 oficinas com ênfase em metodologia e didática na área de Alemão como Língua Estrangeira, é uma iniciativa do Goethe-Institut Rio de Janeiro. A Associação Brasileira das Associações de Professores de Alemão, representada pela Associação de Professores de Alemão do Rio de Janeiro (APA-Rio), e o Consulado Geral da Alemanha no Rio de Janeiro são parceiros do evento.

A Jornada de Professores de Alemão conta com o apoio institucional também do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), da Deutsche Schule Rio de Janeiro/Escola Alemã Corcovado, do Colégio Cruzeiro – Unidade Centro, do Colégio Cruzeiro – Unidade Jacarepaguá, bem como Swiss International School. As editoras educacionais alemãs Cornelsen (Berlim), Hueber (Munique) e Klett (Stuttgart) patrocinam o encontro.

A Jornada de Professores de Alemão 2019: Alemão digital! tem como objetivo conectar todos os professores de alemão atuantes na cidade e fortalecer o trabalho da Associação de Professores de Alemão do Rio de Janeiro. Os organizadores da Jornada de Professores de Alemão Susan Zerwinsky, Vice-Diretora do Goethe-Institut Rio de Janeiro e Diretora do Departamento de Ensino, Fernando Gil Coutinho de Andrade, consultor do Serviço Pedagógico no Goethe-Institut Rio de Janeiro, e o Prof. Dr. Ebal Sant’Anna Bolacio Filho, da UFF, definiram três objetivos: „Queremos conectar os professores de alemão da cidade e dar visibilidade ao maravilhoso trabalho que desenvolvem. Queremos transmitir a eles competências metodológicas necessárias em nosso mundo digital. Além disso, queremos mostrar como a profissão do professor de alemão é atraente e interessante e como é divertido ensinar e aprender a língua alemã!”