Por Roberta Kaiber
Existem coisas que ganham o coração de tantas pessoas que viram cultura em uma região. Este é o caso do Brownie! Doce tipicamente americano, surgiu provavelmente na década de 20, caiu nas graças do mundo inteiro e hoje faz parte do dia a dia dos cariocas. Você vai encontrar o queridinho em quase todos os lugares: festas, almoços, restaurantes, bares… e não para por aí. Ele movimenta grande parte da confeitaria artesanal que por sua vez virou também uma paixão no Rio de Janeiro.
Mas, afinal o que é o Brownie? É um bolo que não cresce, contém muito chocolate e é marrom escuro, daí o nome Brownie. A receita original leva nozes na massa, porém há uma diversidade de sabores e produtos criados a partir dessa massa: comum sem recheio, com doce de leite, com Nutella, com mousse, com sorvete… um festival de sabores.
Aqui em terras cariocas, após o almoço é comum você ver o pessoal saindo dos restaurantes com um pedaço do doce em mãos. Isso porque o número de confeiteiros, profissionais ou amadores, que empreendem nessa área cresceu 40% só em 2018. E com a chegada da pandemia o número aumentou. O setor de doces detém 25% da confeitaria. E são mais de 900 mil profissionais, cadastrados, nessa área. De acordo com dados da Euromonitor International, esse consumo reflete diretamente no faturamento do segmento, que chega a alcançar cerca de 12 bilhões de reais ao ano. Porém muitas pessoas se viram desempregadas e começaram a empreender nessa área, mesmo sem curso profissional. Hoje, só na página de procura do google há oito páginas de confeitarias artesanais no Rio.
Um dos pioneiros na implantação da cultura do Brownie no rio foi o empresário Luis Quinderé, da empresa Brownie do Luis. Ele, que pegou a receita com uma amiga, após comer o doce na casa dela, levava Brownie como lanche para escola e os amigos gostavam tanto que havia briga pelo bolinho. Daí, ascendeu a luz de empreendedor no jovem do ensino médio que começou a comercializar os Brownies. Fez tanto sucesso que a apresentadora Ana Maria Braga o convidou para participar do programa Mais você ensinando a receita do seu doce tão amado.
Pollyanna Kécia, do Browwnie da Polly, começou seu negócio justamente com a receita que aprendeu do Luiz, na Ana Maria Braga. E a história se repetiu! Ela começou a produzir os doces para família e amigos e logo todos queriam mais. “Sou administradora e trabalhava em uma empresa de engenharia como coordenadora de RH e Qualidade, nada a ver com confeitaria, porém a empresa entrou em crise e fechou e no decorrer desse processo, eu já fazia os brownies para receber amigos, levar para a empresa que eu trabalhava e para festinhas da família e acabei entrando na vibe empreendedora com meu marido que sempre me incentivou a levar o projeto dos brownies à frente. E deu super certo! Hoje é um negócio bem estruturado. O sustento da nossa família e de pessoas que trabalham comigo”, conta Polly.
A marca Doce Vanessa é uma das queridinhas do Instagram. Vanessa Guedes, dona da confeitaria investe pesado no marketing no segmento e conta hoje com mais de 127 mil seguidores. A empresária começou vendendo brigadeiros no Centro da cidade. “Depois de fazer todos os tipos de brigadeiros possíveis eu me arrisquei em variar o meu cardápio acrescentando o brownie. “Vou te falar: Foi a melhor coisa que eu fiz. O brownie é um doce super versátil, dá pra fazer ele de diversas formas diferentes. Na minha loja hoje não pode faltar brownie. Eu definitivamente amo brownie e sou completamente apaixonada pela sua versatilidade.”, se derrete Vanessa.
O Brownie dá oportunidade para todas as idades. Cada um tem seu motivo para começar a empreender no ramo. A jovem Amanda Batista, da Confeitaria da Amanda, entrou no ramo há 1 ano e meio e começou vendendo brigadeiros gourmet e bolos. A intenção era ter sua própria renda sem precisar ficar na dependência dos pais. “Após iniciar na Confeitaria do zero, percebi que existiam certos doces que eram mais procurados, e o famoso Brownie estava entre um deles! E como eu não sabia fazer, pesquisei na internet e logo achei diversas receitas, porém todas que eu fazia davam errado. Eu errei 7 vezes até pegar o jeitinho. Depois disso, brinquei com as receitas e pude perceber que se você alterar ou acrescentar apenas um ingrediente, ele já fica diferente”, lembra Amanda.
Todos acreditam na capacidade do doce mudar o humor das pessoas para melhor e investiram nessa oportunidade para criar suas receitas e empreenderem. Concordam que o mercado de brownies é formado em sua maioria por pessoas solidaras que ajudam umas às outras com dicas de tudo: recita, matéria prima, fornecedor. Luiz é um que gosta de ensinar sua receita: “Eu gosto muito de compartilhar informações, tanto que a receita original do Brownie do Luiz está disponível no nosso site há anos e temos muitos casos de pessoas que se inspiram e usam da receita para começar seus negócios. Isso é muito bacana, tanto que há poucos meses comecei um projeto de mentoria para trocar com quem precisa de alguns insights, ideias e até trocar lista de fornecedor, não temos o menor problema com isso. Se o mercado de brownie crescer é bom pra todo mundo que investe nessa sobremesa”, explica ele. Há inclusive um grupo no WhatsApp com quase 300 pessoas dessa área. Só uma coisa não compartilham! O segredo de sua receita que, apesar de parecerem a mesma, possui particularidades que diferenciam cada Brownie.
O recado para quem quer empreender?! Vamos saber a dica de cada um:
Luiz Quinderé – Brownie do Luiz
“Um passo de cada vez. Eu vejo os empreendedores atuais querendo abrir 100 lojas antes mesmo de abrir a primeira. Dê um passo de cada vez, planeje e suba um degrau antes de querer chegar ao topo da escada.”
Vanessa Guedes – Doce Vanessa
“Empreender não é uma tarefa fácil e eu sei bem disso, mas o segredo para o sucesso é a persistência, acredite! O segredo do meu avanço sem dúvida foi a minha fé e a minha persistência, principalmente por suportar o meu início. Enfrentar as ruas foi muito doloroso pra mim, mas eu venci e suportei todo o meu processo no início. E o que eu quero dizer com isso?! Seja lá qual for a situação que você terá que enfrentar ou que estejam enfrentando, você também é capaz de suportar! Lembre-se: só vive o propósito quem suporta o processo!”
Pollyana Kécia – Brownie da Polly
“Se você sonha em ter algo e acha que não poder ter, comece do nada! Comece com o pouco, comece com o que você tem e persista. Não esqueça de se planejar. O caminho é árduo mas as portas se abrem e tudo dá certo quando você acredita.”
Amanda Batista – Confeitaria da Amanda
“Sonhar grande ou sonhar pequeno dá o mesmo trabalho”, essa é a frase de Jorge Paulo Lemann, um economista e empresário suíço-brasileiro, que quer dizer se você sonhar grande, isso vai custar muito de você. Se você sonhar pequeno, isso também vai custar muito de você. Então porquê sonhar pequeno se você pode sonhar grande? Ambos dão o mesmo trabalho, porém as consequências são diferentes. Muitas vezes não começamos algo por não nos acharmos capazes ou por acreditarmos que precisamos ter tudo. Mas a chave de empreender é começar com o que você já tem e ir se aperfeiçoando. Ninguém nasce pronto e com tudo. As coisas vão sendo construídas. Comece hoje e nunca pare de estudar, pois é isso que vai te fazer crescer. Comece hoje e tenha em mente aonde você quer chegar (seus alvos, metas e objetivos) pois é isso que vai fazer você nunca parar. E quando estiver cansada(o), não desista. Quem tá cansado precisa descansar, não desistir.”
Agora o grupo se prepara para participar a 1° Feira de Brownie e Confeitaria Artesanal do Rio que acontecerá nos dias 1 e 2 de abril do ano que vem.
Mais informações: (21) 99131 1236.
Maravilhoso!!!!