Baixada Fluminense recebe a Caravana Produção Cultural da Juventude, iniciativa do projeto Rio Criativo.
Dos dias 25 a 27 de junho acontecem seis oficinas gratuitas no Complexo Cultural Nova Iguaçu – Teatro Sylvio Monteiro.
O Rio Criativo, programa da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, chega à Baixada Fluminense com uma supercaravana de três dias, totalmente voltada para pensar a cultura da juventude como negócio. Serão seis oficinas práticas e gratuitas com especialistas e muita mão na massa. O aumento da produção cultural nas periferias não é, que fique claro, obra do acaso. É reflexo das oportunidades que surgiram com a transformação digital para quem deseja empreender no ecossistema da cultura, que, mesmo em crise, segue movimentando a economia do país e atraindo investimentos de empresas privadas e públicas.
Para empreender em um mundo cada vez mais rápido, imprevisível, complexo e ambíguo, não basta improvisar e seguir o fluxo. É necessário conhecer o contexto, articular com parceiros, saber estruturar negócios e pensar estrategicamente. E é com o propósito de abrir ainda mais esse olhar dos produtores locais de cultura que a Caravana Produção Cultural da Juventude fará a próxima parada no Complexo Cultural Nova Iguaçu – Teatro Sylvio Monteiro, de 25 até 27 de junho.
Os temas das seis oficinas gratuitas da Caravana Produção Cultural da Juventude são: “Cultura é negócio: novas formas de produzir”; “Cultura em rede: produção e captação de recursos”; “Planejamento financeiro para nunca ficar no vermelho”; “Planejamento estratégico em cultura”; “Criando o modelo do seu negócio” e “Prepare seu projeto cultural”. Cada oficina dispõe de 120 vagas e as inscrições podem ser feitas no site riocriativo.com
O Rio Criativo é um programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Oi. As atividades oferecidas pelo Rio Criativo atuam na formação, na expansão de networking e difusão dos produtos e serviços gerados por empreendedores.
Essa caravana tem apoio das Prefeituras de Nova Iguaçu, Japeri, Queimados e ainda do Sebrae e Rede do Bem.