Por Daniele Abrantes
10/03/2022
Todo o dia é dia de celebrar à Mulher não é mesmo? Pensando nisto, a Feira das Yabás, reúne música e gastronomia cariocas, numa reverenciação à ancestralidade feminina com grandes nomes de mulheres incríveis que reforçam o emponderamento feminino
Neste domingo, 13 de março, Roda de Marquinhos de Oswaldo recebe as Matriarcas do Samba e a grande homenageada por seu pioneirismo no samba é a eterna “ Marrom”, a cantora Alcione, a partir das 13h, na Praça Paulo da Portela – S/N.
Por lá, vão circular grandes nomes do samba como Nilcemar Nogueira, Vera de Jesus, Geisa Keti e Selma Candeia, netas de Cartola e Clementina, e filhas de Zé Kéti e Candeia, herdeiras das matriarcas do samba. O evento, que ocorre há 13 anos no bairro de Oswaldo Cruz, posterior Madureira, marca a importância da preservação da cultura afro-brasileira, declarada Patrimônio Cultural Imaterial do estado do Rio de Janeiro em 2018.
A primeira edição da Feira ocorreu em 2008,na quadra da Portelinha, ao som de samba e macarronada e papo de bambas. E atrai até hoje grandes apaixonados pela Cultura do Samba raiz.
A culinária tipicamente carioca, será embasada por pratos tipicamente africanos, distribuídos em 16 barracas, num restaurante a céu aberto. Quem passar por lá, pode deliciar-se com o Chouriço e Torresmo da Jane Carla, Angu à baiana da Neide Santana, Couve Mineira e carré da Romana, Tia Nira arrasando corações e buchinhos com sua combinação de peixe frito, molho de camarão, pirão e arroz, Vera Caju ataca com um delicioso cozido, Jane Pereira chega chegando com seu famoso jiló frito, Rosângela Maria serve a tripa lombeira e a da D. Marlene a feijoada raiz.
E o docinhos? Corre pra barraca da Vera de Jesus, minha filha! Este e outros quitutes dos deuses africanos prometem satisfazer gostos e bolsos.
Nomes da MPB, como Dona Ivone Lara, Leandro Sapucahy, Leci Brandão, Arlindo Cruz, Danilo Caymmi, Fátima Guedes, Hamilton de Holanda, Jongo da Serrinha, Guinga, entre outros, já marcaram presença na Feira. A festa tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro, realização Instituto Harmonya do Brasil, produção da MMachado Produções Culturais e a assessoria de imprensa da Código Morse Assessoria de Imprensa e Comunicação.
Quando: Domingo, 13 de março de 2022.
Hora: a partir das 13h.
Local: Praça Paulo da Portela – Estrada do Portela – Oswaldo Cruz
Evento gratuito.
Mais informações: 21 – 97036-4543
Classificação: Livre