Um dos pilares da chamada cultura organizacional é o engajamento da equipe. Nesse contexto, ao atingir um colaborador, é possível alcançar o outro mais facilmente e com mais qualidade.

Consequentemente, há um ritmo de trabalho mais saudável e produtivo, promovendo o bem-estar de todos e melhores resultados.

Assim, todos os atores do mercado são impactados positivamente por meio desse movimento. Uma fábrica de roldanas pode ter um crescimento na produção quando os funcionários se sentem mais motivados, conseguindo mais clientes e parcerias.

Nesse sentido, de maneira alguma essa ideia deve ficar restrita na área de recursos humanos, mas passar por todos os âmbitos, inclusive pelo marketing.

Pensando nisso, o artigo abaixo irá abordar as formas de engajar sua equipe na cultura organizacional do trabalho. É hora de conhecer o significado de cultura organizacional e ver algumas dicas de como é possível atingi-la de forma efetiva.

 

O que é cultura organizacional?

O conjunto de crenças, símbolos e valores que formam o organismo de funcionamento dos colaboradores de uma empresa, bem como toda a cultura que rege direta ou indiretamente a empresa, pode ser chamado de cultura organizacional, ou empresarial e corporativa.

Ter uma discussão sobre quais são esses símbolos é fundamental, tal como colocá-los em um documento, reforçando-os regularmente para a identidade. Mas o principal é a prática: como os clientes percebem? Como é o cotidiano da empresa?

Uma loja de mangueira hidráulica pode ter uma cultura organizacional reforçando a imagem e identidade da marca em questões de uniforme e atendimento, assim como uma loja de tênis pode agir de forma contrária, mais informal e despojada, mas adotar práticas que elevem o moral e tragam essa identidade.

 

Elementos da cultura organizacional

Não é de um dia para o outro que se cria uma cultura organizacional, afinal, é um aspecto que se constrói e reforça ao longo do tempo.

No estudo sobre o tema, existem alguns elementos que são fundamentais para formular esse conceito dentro do local de trabalho.

Podemos mencionar seis itens principais que compõem a cultura organizacional, como disse o estudioso John Coleman para um artigo da revista Harvard Business Review:

  • Visão;
  • Valores;
  • Práticas;
  • Pessoas;
  • Narrativa;
  • Lugar.

Abaixo, vamos explorar rapidamente cada um desses tópicos, de forma a compreender melhor as bases do conceito.

Visão

Esse é um item necessário na formulação das estratégias de qualquer empresa que deseja transmitir seriedade e competitividade no mercado, da fábrica de plataforma elevatória residencial até uma lanchonete. Afinal, qual a visão que ela tem e deseja transmitir?

É isso que irá definir os valores, as decisões gerais de uma empresa e formar uma cultura organizacional forte.

Valores

Os valores são as diretrizes comportamentais da empresa. É um fator essencial na contratação de novos funcionários, pois demonstra aquilo que é esperado de um colaborador no trabalho e as causas/práticas que o negócio acredita e realiza.

Todos os funcionários devem sempre lembrar dos valores da companhia, de forma a se colocarem dentro deles e atuarem de acordo com o que é prescrito.

Práticas

Se os valores são as diretrizes comportamentais, as práticas são a materialização desses valores. Não adianta uma empresa dizer o que faz, se não demonstrar visualmente aquilo que está no papel.

Pessoas

Não existe cultura organizacional sem pessoas presentes para colocar em pé os elementos dessa cultura. Portanto, é claro que os membros e colaboradores da empresa fazem parte desse conceito e devem viver as práticas e valores estabelecidos. 

Assim, para uma cultura forte, tudo também depende dos profissionais.

Narrativa

A narrativa diz respeito à história da empresa. Toda empresa possui a sua própria narrativa. É necessário conhecer a trajetória do lugar para que todos saibam as origens e objetivos, de modo que possam aplicar o que foi passado durante o tempo no dia a dia. 

Lugar

Por último, temos o espaço em que acontece a cultura organizacional: o lugar.

Podemos mencionar tanto o prédio de uma medicina do trabalho clínica quanto o município onde os colaboradores trabalham. Ambos impactam o comportamento no ambiente empresarial e a cultura do local.

 

Tipos de cultura organizacional

Além de termos alguns elementos que constroem o conceito de cultura organizacional, existem diferentes modelos de aplicações para esses aspectos. Vamos aprender um pouco sobre cada um abaixo.

Cultura do poder

A cultura do poder é calcada em aspectos formais, em que há a conexão de empatia com as iniciativas propostas pela empresa. Há também uma pessoa central, responsável por delimitar funções e tarefas aos demais membros do grupo.

Cultura de papéis

Se a cultura do poder tem como foco um líder central, a cultura de papéis possui uma estrutura baseada na divisão clara dos papéis/responsabilidades de cada pessoa. 

Aqui, teremos sempre uma ideia do que cada um deve fazer, não exatamente com a personalidade do colaborador, mas como uma equipe colaborativa e atenta aos processos.

Cultura de tarefas

A cultura de tarefas tem como principal diferencial a solução dos problemas enfrentados pela empresa. 

O problema é apresentado, a resposta é discutida e há a busca pelos recursos para concretizá-la. A empresa deve sempre avaliar os resultados obtidos a cada fase da gestão, focando nas atividades e demandas a serem efetivadas.

Cultura de pessoas

Já a cultura de pessoas é focada no grupo de funcionários com talentos para ajudar a empresa crescer, mediante, é claro, o pagamento. Em contrapartida, a empresa também ajuda os profissionais a crescerem.

Aqui a ideia principal é favorecer as experiências e vivências com o negócio, estimulando e engajando os colaboradores, evidenciando o valor dado a esses profissionais.

 

A importância da motivação

Todas as tarefas que desempenhamos em nossas vidas tem um impulso por trás, correto? Não fazemos sem vontade, há sempre alguma motivação por trás, seja envolvendo a procura por um compressor parafuso manutenção ou um curso de inglês.

No ambiente de trabalho, isso não é diferente. Os colaboradores precisam ter uma razão para realizar as tarefas, além, é claro, da remuneração implícita pelo trabalho.

Trabalhadores insatisfeitos ou trabalhadores desmotivados com o trabalho, por diversas razões, podem entregar tarefas mal solucionadas, impactando toda a cadeia de produtividade.

É nesse sentido que muitos valorizam a entrega de recompensas, vale-presentes ou bônus durante a realização do serviço, bem como o reconhecimento quando os desafios são alcançados. 

Todas essas medidas são percebidas como um estímulo a mais para a produção de qualidade.

Inclusive, outro ponto afetado pela falta de motivação são as tarefas com baixa qualidade. 

Ainda que haja uma produtividade consistente, a entrega de bons produtos pode não acontecer da forma como deveria, justamente pela falta de motivação.

Nesse sentido, se o gestor deseja ver um andamento produtivo alinhado com a boa qualidade, precisa encontrar meios de fazer o time de colaboradores se sentir motivado com o trabalho.

 

5 dicas de engajamento da equipe

Para ajudar empreendedores e chefes de equipe com a promoção de engajamento do time, algumas dicas foram preparadas. 

Elas são fundamentais para a concretização de uma cultura organizacional forte e resistente. Acompanhe a seguir:

1. Ensinar a cultura

Para que o funcionário se sinta um membro presente no time, ele deve conhecer a cultura da empresa desde o momento da seleção até a prática do trabalho. 

A missão, valores e práticas da companhia devem ser passados com clareza e objetividade.

Dessa forma, seja em tarefas como corte plasma industrial ou atendimento ao cliente, o funcionário deve lembrar e vivenciar tudo que foi transmitido anteriormente – e que é reforçado constantemente. 

Para contribuir, palestras e reuniões também podem ser aplicadas para fortalecer essa conexão.

2. Dê recompensas aos colaboradores

Como já mencionamos, um dos aspectos mais fortes na injeção de motivação dos funcionários é a entrega de recompensas reais pelo bom trabalho. 

Isso deve ser feito alinhado com um reconhecimento ímpar do que foi realizado, não somente pela questão material.

Nesse sentido, fique atento com os indivíduos que se destacam em meio ao coletivo da empresa e certifique-se de conversar de forma sincera com eles e proporcionar alguma espécie de recompensa, para manter a motivação constante.

3. Escute a equipe

Um bom gestor ou líder deve sempre escutar a sua equipe, ouvindo feedbacks, reclamações, sugestões e diversas outras questões, de forma aberta e respeitosa. 

As pesquisas de satisfação fazem parte desse processo, assim como a máxima transparência.

Esse simples movimento tem o poder de fazer crescer a confiança da equipe e, consequentemente, a motivação e engajamento dos funcionários, pois percebem que há um líder que se importa e enxerga os funcionários.

4. Realize análises periódicas

Todas as ações de marketing e análise devem ser constantes e sempre analisadas em busca de melhorias ou identificações dos erros. Não é diferente no engajamento da equipe, sendo aplicado também nas ações internas.

É necessário coletar os dados das pesquisas, as respostas e as conversas para entender se o que foi projetado está dando certo ou não. 

Por meio desse processo, é possível entender as opiniões dos funcionários e avaliar o que pode ser feito com relação às reclamações.

5. Tenha planos de crescimento

Outra dica interessante é apresentar planos de crescimento para os funcionários. Se existe, por exemplo, um funcionário no setor de pulverizador agrícola preço, como é possível fazê-lo crescer dentro da companhia? O que ele almeja?

Portanto, converse com o funcionário no momento da contratação, bem como no decorrer da atuação, para entender o que ele deseja e o que é possível fazer para alcançar os objetivos dentro da empresa. 

Ao perceber o suporte necessário, ele pode se sentir mais motivado a dar o melhor de si no trabalho.

 

Comece a engajar seus funcionários!

Uma cultura organizacional forte significa um time engajado e motivado dentro do sistema de trabalho. 

Se o organismo funciona dessa forma, a chance de obter um crescimento geral da empresa e das equipes é grande, assim como as vendas podem aumentar exponencialmente.

Essa ideia vale para diversos contextos, para aqueles que trabalham com scanner odontológico em uma clínica ou outros funcionários presentes em um fast-food.

Ensinar e praticar a cultura organizacional é a garantia de que os funcionários podem se sentir parte da empresa e também vivenciarem essa cultura.

Portanto, se deseja crescer por meio desse conceito, comece a colocar as nossas dicas em prática e veja o resultado começar a aparecer.