Através do prêmio FOMENTO A TODAS AS ARTES através da Lei Aldir Blanc e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, o premiado e longevo grupo ETC E TAL apresentará o projeto Mímica on Line, com intensa programação nos seus canais do YOUTUBE e FACEBOOK (etcetal93) no mês de fevereiro. Em todos os fins de semana haverá dupla temporada para toda a família. Aos sábados, às 16h, o público ficará com o espetáculo O MAIOR MENOR ESPETÁCULO DA TERRA, e aos Domingos, às 16h, será a vez do espetáculo JOÃO O ALFAIATE – UM HERÓI INUSITADO. Espetáculos premiados e diversão garantida é o que promete a trupe formada pelos mímicos e atores Melissa Teles-Lôbo, Alvaro Assad e Márcio Moura.

SOBRE OS ESPETÁCULOS:

O Maior Menor Espetáculo da Terra
Uma verdadeira estrutura circense, com uma maquinaria em miniatura, é montada no palco. Truques de mágica e engenhocas sem limites para trazer o público o mais próximo possível da experiência instigante de ver o que não se pode ver e imaginar o que não está ali. O cenário foi concebido pelo saudoso Domingos Montagner, que estabeleceu o mini-circo aliado ao conhecimento da estrutura circense tradicional. O Etc e Tal ousa transformar o palco teatral num verdadeiro picadeiro.

O Circo de Pulgas é uma encenação para um público que tenha o poder de acreditar na ilusão da realidade, quase real, quem sabe… O texto é uma mescla de dramaturgia de números clássicos do circo tradicional com uma profunda pesquisa científica do universo das pulgas e, claro, a comicidade característica do Centro Teatral e Etc e Tal. Refletores, lona, picadeiro, plateia, corda bamba, cama elástica, trapézio, microfones, cortinas e tudo o mais que se pode pensar, está lá… Na verdade até aquilo que não se poderia imaginar.

Durante séculos, os domadores dessas minúsculas feras eram considerados verdadeiros heróis e seus espetáculos atrações prediletas e obrigatórias de uma população habituada a partilhar o corpo com os milimétricos insetos. Seguindo esta lógica, as pulgas, estes pequenos seres, não encontrariam moradas em corpos alheios enquanto estivessem num Circo. O tempo passou, a sociedade mudou e, mais tarde, na década de 60 do século passado, enquanto os Circos de Pulgas tombavam no esquecimento, a ciência despertou para o estudo das olímpicas qualidades da ‘pulex irritans’. Hoje se sabe tudo sobre o que faz as pulgas serem o que são,  a razão das suas extraordinárias performances,  mas já não há quem queira assumir a microscópica tarefa de domá-las.

Sinopse
No espetáculo, os atores do Etc e Tal conduzem no fantástico picadeiro circense artistas de diversos continentes, com a brasilidade dos panos de roda que mambembam por nosso país. Da China, Pun Ching Oo, a pulga funâmbula; da Argentina, PulGardel, a pulga bala; da Oceania, as lindas pulgas gêmeas trapezistas, Pulg Lee e Pilg Luu. Estas e, dentre tantas outras, uma inimaginável pulga indomável da floresta do Zimbábue, a PONGA! Todas elas com talentos arrebatadores e incrivelmente trabalhados por um trio de cômicos Mestres de Cerimônias, conduzindo o público a um extraordinário mundo mambembe em miniatura.

João o Alfaiate, – Um herói inusitado
O premiado espetáculo “João, o Alfaiate – Um Herói Inusitado”, depois de ganhar os prêmios CBTIJ 2018 (Centro Brasileiro Teatro para a Infância e Juventude) de melhor Visagismo para Cleber de Oliveira e Zilka Sallaberry 2018 de melhor espetáculo infanto-juvenil, visagismo e ator (Márcio Moura). Sob direção de Álvaro Assad, esta montagem traz para o palco um clássico dos irmãos Grimm, usando a marca registrada do grupo: a utilização da mímica e da pantomima.

O Etc e Tal revisita de forma inventiva a obra “João Mata Sete” dos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm. Este é o décimo espetáculo da companhia carioca, que faz chegar ao público uma profusão de cenas cômicas mesclando pantomimas e histrionismo verborrágico, cenas farsescas, truques de magia, uso de pinturas de arte com engenhocas cênicas, tudo para levar adultos e crianças ao mundo da alfaiataria que “costura” o inusitado herói. Mas para os pequenos, este é o sétimo espetáculo do grupo (o último foi “ O Maior Menor Espetáculo da Terra, de 2010) depois de sete anos de intervalo até a nova produção.  “Não à toa que o número 7 é o mais significativo para esse espetáculo e é o segredo da peça. Quem for assistir, entenderá”, brinca Alvaro Assad.

Sinopse
Em cena, o trio de atores Álvaro Assad (Alfaiate), Marcio Moura (Rei) e Melissa Teles-Lôbo (Bobo da Corte) esmiúça a história de um Alfaiate que esbraveja para o mundo sua valentia ao matar sete insetos pousados em sua refeição, num reino onde seres fantásticos apavoram a Vila Central. A notícia se espalha até chegar ao Rei. Este, manda trazer o alfaiate, certo da existência de um grande herói, para a missão desafiadora de livrar o reinado dos diversos temidos, inesperados e surpreendentes problemas da realeza. Sem ter tempo de saber do que se trata, o Alfaiate se vê diante da missão. Distraído pela própria interpretação dos fatos e pela astúcia do Monarca, costura soluções nas situações diante das tarefas designadas para ele.

SOBRE O CENTRO TEATRAL E ETC E TAL
Companhia carioca de repertório fundada em 1993, desenvolve pesquisa artística calcada na tríade Teatro-Mímica-Humor. Formada pelo trio de cômicos Alvaro Assad, Marcio Moura e Melissa Teles-Lôbo. Compõem o seu repertório permanente 10 espetáculos para público adulto e infantil, para sala italiana e espaços abertos. Participou de turnês e Mostras de Teatro Nacionais e Internacionais (Alemanha, Dinamarca, França, Portugal, Argentina e Paraguai). Anualmente o grupo realiza temporadas e digressões pelas mais diferentes cidades do Brasil e tem representado o país em diversos Encontros e Festivais de Teatro Mímica, Novo Circo e Comicidade na América Latina e Europa.

O Centro Teatral e Etc e Tal é uma das únicas companhias brasileiras com representatividade internacional, que tem na mímica e na comicidade suas características latentes. Sempre com núcleo fixo e os mesmos colaboradores na ficha técnica, nestes muitos anos de formação, o “Etc e Tal” vem imprimindo uma linguagem própria e aprofundada sobre a mímica e a comicidade, sem perder o que mais se preza no fazer teatral: a relação empática com o público.

SERVIÇO:

Etc E Tal apresenta o projeto Mímica on Line
Através do prêmio FOMENTO A TODAS AS ARTES através da Lei Aldir Blanc e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
O MAIOR MENOR ESPETÁCULO DA TERRA
Sábados às 16h, dias 06, 13, 20 e 27 de fevereiro de 2021
JOÃO O ALFAIATE – UM HERÓI INUSITADO
Domingos às 16h, dias 07, 14, 21 e 28 de fevereiro de 2021
Locais: Youtube.com/etcetal93 e Facebook.com/etcetal93
Classificação: Livre