Até domingo (28), autores brasileiros e estrangeiros residentes no país podem inscrever seus textos no Pod Drama – 1º Festival de Dramaturgia de Podcast, iniciativa idealizada pelas atrizes Gaby de Saboya, também jornalista e produtora, e Sandra Rodrigues, advogada e gestora cultural, que propõe um novo espaço na criação de conteúdos exclusivamente em áudio digital.

A comissão julgadora selecionará dez textos inéditos para o formato de podcast, destinado aos públicos jovem e adulto, e escrito em língua portuguesa. O vencedor receberá um prêmio de R$ 3.000,00, além de ter seu trabalho gravado em estúdio, com sonoplastia e atores convidados.

Todos os inscritos terão acesso gratuito a aulas on-line de dramaturgia com o autor Pedro Kosovski (Aquela Cia.), diretor teatral e professor de artes cênicas da PUC-Rio e da escola de teatro O Tablado (RJ), e de produção e publicação de podcast com Gustavo Passi, especialista e criador do BeerCast e EmpreendaCast. O evento terá ainda a Semana do Festival de Lives, entre 23 e 27 de março, com convidados participantes de mesas temáticas sobre esse universo.

Estima-se que em 2020, com a pandemia, o número de brasileiros que ouvia algum tipo de áudio passou de 70 para 90 milhões. O Brasil é hoje o segundo maior mercado do mundo para Podcasts, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Podcasters (Abpod), 75% dos consumidores são homens, heterossexuais e, pouco mais da metade, brancos. Pensando nisso, Gaby e Sandra criaram o projeto com um olhar de diversidade e inclusão, além de promoverem a dramaturgia brasileira a partir do concurso.
Faça a sua inscrição no site www.poddrama.com.br