Desde os anos 70 longe de casa, o busto de Eliseu Visconti (1866-1944) volta ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Nome consagrado em sua época, o artista legou ao patrimônio artístico nacional precioso conjunto de pinturas que ornamentam a sala de espetáculos e o foyer do mais belo teatro do país. Além do busto de bronze, estarão expostos ao público estudos de Visconti, pertencentes ao acervo do Centro de Documentação da Fundação Theatro Municipal, e o imponente pano de boca, há muito fora da vista dos visitantes, há dois anos. A inauguração acontece na quinta-feira, dia 11, às 18h, com a presença da família e de convidados, antecedendo a estreia do ballet Primavera da Dança.
Em 1951, Louise Visconti, viúva de Eliseu Visconti, doou o busto em bronze do artista, esculpido por Zaco Paraná, para o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O busto foi uma retribuição de Zaco Paraná ao seu retrato, que Visconti pintara anos antes e que hoje faz parte do acervo do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Zaco Paraná (1864-1961) foi escultor, desenhista, pintor e professor da Escola Nacional de Belas Artes. Ao efetivar a doação, Louise Viscontisolicitou que o busto permanecesse no foyer do Theatro, junto às obras que o artista considerava as mais importantes que realizara. Em carta dirigida a Louise, o Prefeito João Carlos Vitalcomprometeu-se com a permanência do busto no foyer do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sendo a inauguração do busto noticiada nos jornais em 24 de março de 1952.
No entanto, com a transferência do Museu dos Teatros para Botafogo, nos anos 70, o busto foi deslocado para a então nova sede do Museu naquele bairro, acompanhando os estudos das pinturas do Theatro doadas por Eliseu Visconti em 1942.
Agora, com o retorno do busto ao Theatro Municipal, a Associação Cultural Eliseu Visconti, representada pelo sócio Roberto Hirth, solicitou à atual direção que o busto voltasse a ser exposto ao público. Com apoio do diretor de ópera Pier Francesco Maestrini, o presidente Fernando Bicudo demonstrou seu apreço pela forte ligação de Visconti com o Theatro e decidiu expor o busto na entrada do Balcão Nobre. A Associação ofereceu então, como doação ao Theatro, um novo pedestal em mármore, fundamental para a colocação do busto.
Eliseu Visconti, o mais expressivo representante da pintura impressionista no Brasil, é o artista com maior presença na ornamentação do teatro, sendo de sua autoria todas as pinturas da sala de espetáculos: o majestoso pano de boca (maior tela já pintada no país), o teto sobre a plateia (plafond),o friso sobre o palco (proscênio),os triângulos do teto e o plafond do camarote do governador. Também de Eliseu Visconti são as pinturas do foyer do teatro (teto e painéis laterais), sendo que o painel central do foyer A Música, no qual foi utilizada a técnica pontilhista, é considerado por muitos críticos e especialistas como obra-prima da pintura decorativista no Brasil.