O MIS / Museu da Imagem e do Som – equipamento da Secretaria de Estado de Cultura –  preparou este ano um calendário especial em comemoração aos 60 anos da Bossa Nova. O convidado na última quarta-feira (4 de julho) no “Depoimentos para a Posteridade” (programa de história oral criado em 1966) foi o multi-instrumentista Bebeto Castilho.

Ele foi sabatinado por mais de quatro horas pelos amigos e entrevistadores Tárik de Souza (jornalista e crítico musical), Arnaldo de Souteiro (músico e arranjador), Armando Pittigliani (produtor musical) e Ruy Castro (escritor). A mediação do debate foi feita por Pedro Só, jornalista e vice-presidente do MIS.

Integrante do Tamba Trio, Bebeto foi lembrado pelo colega e produtor Pittigliani, ex presidente da gravadora Philips, como um dos maiores instrumentistas do mundo. “Os discos de Bossa Nova mais vendidos pela Philips foram os do Tamba Trio, sobretudo no exterior”, ressaltou.

“Nosso primeiro disco, “Tamba Trio”, lançado em 1962 pela Phillips teve uma venda de 81 mil exemplares”, recordou Bebeto Castilho. Ao longo de sua carreira, Bebeto gravou mais de 100 discos, como artista solo, integrante do Tamba Trio, ou acompanhando outros artistas.

SOBRE OS DEPOIMENTOS PARA A POSTERIDADE

Em 1966, o MIS-RJ, inaugurou o projeto Depoimentos para a Posteridade, inédito programa de história oral criado para preservar a memória de diversos setores da cultura nacional, tais como a música, a literatura, o cinema e as artes plásticas. Atualmente conta com um acervo de mais de mil depoimentos, com quatro mil horas de material, gravado em áudio e vídeo, de figuras notáveis, como Nelson Rodrigues, Tarsila do Amaral, Fernanda Montenegro, Paulinho da Viola, Gilberto Gil, Nelson Motta, Ary Fontoura, Antonio Fagundes, Nicete Bruno, Zezé Motta, Neguinho da Beija-Flor, Zeca Pagodinho, Paulo César Pinheiro, Daniel Filho, Geraldo Azevedo, Dori Caymmi, Zé da Velha, Riachão, Antonio Cicero, Ronaldo Bastos, Paulo Barros, Roberto Menescal, Cesar Villela, Joyce Moreno, Claudette Soares, Armando Pittigliani, entre outros. Vale lembrar que todas as gravações ficam à disposição do público, nas salas de consulta do MIS, 48 horas depois do término da entrevista.