A exposição Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira, foi reaberta neste sábado, 18/08, na Escola de Arte Visuais do Parque Lage no Rio. Depois de ter sido censurada e fechada pelo banco Santander, seu patrocinador e organizador em sua primeira apresentação em Porto Alegre, em 10 de setembro de 2017. Com a curadoria de Gaudêncio Fidelis, a exposição vai até 16/09 com os seguintes horários de funcionamento: Segunda à sexta das 12h às 20h. Sábados e domingos das 10h às 17h. A classificação etária é de 16 anos. Adolescentes com 14 e 15 anos, só poderão entrar acompanhados dos pais ou responsáveis.
Na cerimonia de abertura, o diretor presidente da EAV, Fabio Szwarcwald, destacou toda a luta deste quando a exposição foi barrada pela Prefeitura do Rio no ano passado, e agradeceu o apoio dos artistas que se apresentaram em benefícios da campanha para realização da mesma. Szwarcwald agradeceu também o pronto atendimento e apoio, também no ano passado, do ex-secretário de estado de Cultura, deputado André Lazaroni.
Durante toda a cerimonia de abertura, grupos de religiosos cristãos e o MBL protestaram pacificamente contra a realização da exposição. #riocultural