Programação vai unir esporte e enogastronomia nas areias do Leblon . 

Por Daniele Abrantes
18/11/2021 

A sexta edição da Settimana Della Cucina  Italiana nel Mondo (Semana da Cozinha Italiana no Mundo) ocorrerá entre os dias 22 e 28 de novembro. O evento, que acontece simultaneamente em várias cidades do mundo, é assinado  pelo Consulado Geral da Itália ,visando o resgaste da comida como símbolo cultural, tradições e chamando  atenção para a sustentabilidade alimentar.  A cozinha italiana vai homenagear Napóles  e o bicentenário da Imperatriz Teresa Cristina , num jantar preparado pelo chef  napolitano Angelo Carannante, regada à  um delicado recital de canções napolitanas da  soprano Fernanda Schleder e do barítono Frederico de Assis, integrantes do Coro de Theatro  Municipal do Rio de Janeiro ( somente número limitado de convidados) .

A inovação deste ano fica por conta do fim de semana de  encerramento, nos dias 28 e 29,  donde será  realizado um torneio de beach tennis , esporte trazido em 2008 ao Brasil pelo italiano Gian Luca Padovan, tendo como palco as areias da praia do Leblon. O público geral  será presenteado com uma degustação de  pratos e vinhos italianos, lançando também  a segunda edição do livro “Cucina Nostra – Deliciosas receitas de doces e  sobremesas. O melhor da gastronomia regional italiana” sobre receitas de doces regionais  selecionadas pela Accademia Italiana della Cucina  e também com uma área gourmet montada na praia com venda de comidas e bebidas típicas.

Para participar da competição, limitada a 120 pessoas, é preciso fazer inscrição prévia. Os  interessados têm até o 22 de novembro para se inscrever, pela internet, por meio do sie https://letzplay.me/consulado-italiano/tourneys/3397. As inscrições custam R$ 100 para a 1ª  categoria e R$ 40 para a 2ª categoria. As 120 vagas são distribuídas entre duplas masculinas,  femininas e mistas. 

Confira abaixo toda a programação dos eventos que acontecerão no terraço com número restrito  de convidados.
22/11 – segunda-feira 

  • Inauguração da VI Settimana Della Cucina Italiana nel Mondo com aperitivo e degustação de doces e sobremesas italianas preparado pelo restaurante italiano “Casa do Sardo” 
  • Lançamento da 2º edição do livro “Cucina Nostra – Deliciosas receitas de doces e sobremesas. O melhor da gastronomia regional italiana”, selecionadas pela “Accademia Italiana della Cucina” 

23/11 – terça-feira

  • Degustação de vinho da região Campania com o sommelier renomado Danio Braga, em colaboração com a Agência para Internacionalização das Empresas Italianas (ICE) e a importadora de vinhos Enoeventos 

24/11 – quarta-feira 

  • Degustação de vários tipos de pasta assinado pelo chef napolitano estrelado Angelo Carannante em colaboração com a empresa Garofalo

25/11 – quinta-feira 

  • Jantar especial em homenagem a cidade de Nápoles, assinado pelo chef napolitano estrelado Angelo Carannante
  • Show de canções napolitana com o soprano Fernanda Schleder e do barítono Frederico de Assis cantores efetivos do Coro de Theatro Municipal

26/11 – sexta-feira 

  • Almoço beneficente preparado pelo chef Silvio Podda

27 e 28/11 – sábado e domingo no Leblon – entre o posto 10 e 11 

  • Torneio de beach tennis com degustação de comidas e bebidas típicas da Itália.

Sábado – Torneio dos points do RJ
Categorias: a b c – masculina e feminina
Premiação: medalha e um kit de beach tennis com bolinhas, manguito, munhequeir. Domingo – Team cup
No team cup, dois homens e duas mulheres se inscrevem para jogarem duplas masculinas,  femininas e mistas. Serão aceitas as categorias a, b e c. O time que vencer por cada  categoria será o campeão.
Premiação: convite para área vip no Follow The Beach Copacabana 2022
Exibição do jogo Brasil x Itália, disputado por quatro dos melhores atletas de beach tennis  do mundo: Alessandro Calbucci, Joana Cortez, Ralff Abreu e Flamina Daina.